Educação Infantil

A+ A A-

A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, proporcionando condições adequadas para promover o bem-estar, o desenvolvimento físico, afetivo, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade, e ampliando suas experiências e conhecimento de mundo.

 

As Instituições Educacionais Vicentinas adotam os seguintes princípios orientadores de suas ações pedagógicas na Educação Infantil:
1. Princípios éticos: valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades;
2. Princípios políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática;
3. Princípios estéticos: valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

 

Os educandos e educandas recebidos na Educação Infantil, por conseguinte, devem sentir-se acolhidos, amparados e respeitados pela instituição e pelos/as Educadores/as Vicentinos/as, com base nos princípios da individualidade, igualdade, liberdade, diversidade e pluralidade.


Dadas as particularidades do desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos, a Educação Infantil cumpre as funções indispensáveis e indissociáveis de EDUCAR E CUIDAR.

O colégio Vicentino São José busca oferecer um ambiente acolhedor e fraterno que propicie segurança e confiança aos estudantes da Educação Infantil. Embasando-se no Referencial Curricular Nacional, as práticas educativas para a Educação Infantil seguem os âmbitos de formação Pessoal e Social e conhecimento de mundo. Atendendo as crianças a partir de 2 anos completos até os 5 anos, a completar até 31/12 do ano vigente.


Na perspectiva que a criança nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, busca-se na Educação Infantil a sua socialização através de sua aproximação e interação com os colegas para que juntos possam desvelar, compreender e participar do ambiente que o cerca.


O brincar, as atividades lúdicas, o jogo do faz de conta... fazem o educando representar, imitar personagens, objetos, enriquecendo sua identidade e suas concepções sobre o mundo que a cercam. Por meio de projetos as habilidades e competências são aprimoradas, garantindo a ampliação dos conhecimentos em cada faixa etária do estudante.


A construção da autoestima, embasa-se na confiança e no vínculo que o educando nutre pela interiorização da estima que seus colegas e professores lhe dispensam no cotidiano escolar.


O colégio Vicentino São José possui uma ampla área verde, com um grande parque infantil e uma infraestrutura apropriada para contribuir com nossa proposta Pedagógica.


Os estudantes da Educação Infantil usufruem da Brinquedoteca, Laboratório de informática, Laboratório de Ciências, Complexo Poliesportivo, Biblioteca.
Contamos com uma equipe de professores capacitados, equipe de Apóio Pedagógico e uma Equipe Multidisciplinar (Assessoria, Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional, Psicopedagoga, Psicóloga, Assistente Social e Pastoral Escolar) que auxilia o estudante em seu desenvolvimento integral.
Semanalmente os estudantes participam das aulas de movimento, Musicalização, Ciências, Inglês, Hora do Conto com professores especialistas. Para complementar esse trabalho, em 2016, iniciamos com a aula de dança e futsal como uma atividade pertencente a grade curricular. A aula de Informática, Ensino Religioso é conduzida pela professora regente.


A Equipe Multidisciplinar realiza os atendimentos aos pais/responsáveis de forma individualizada, respeitando a necessidade de cada estudante e promovendo uma parceria necessária entre família e Escola.