Educação Fundamental

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O trabalho educativo com o Ensino Fundamental nas Instituições Educacionais Vicentinas está voltado para o desenvolvimento do pensar, do refletir, do questionar, do analisar, do interpretar, do compreender e do transformar para um mundo melhor, mais justo e solidário para todos e todas, tendo como orientadores das ações pedagógicas os seguintes princípios:

-       Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia; de respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito e discriminação;

-       Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; de busca da equidade no acesso à educação, à saúde, ao trabalho, aos bens culturais e outros benefícios; de exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos entre os alunos que apresentam diferentes necessidades; de redução da pobreza e das desigualdades sociais e regionais;

-       Estéticos: de cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.

 

É objetivo do Ensino Fundamental assegurar a formação de cidadãos aptos a participar democraticamente da vida social e proporcionar aos educandos e educandas a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.

 

A educação básica, da qual o Ensino Fundamental é parte integrante tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, educação e exercício consciente da cidadania através de procedimentos, valores, normas e atitudes.

 

O currículo básico do Ensino Fundamental - Anos Iniciais aborda valores e conteúdos significativos para que o estudante possa compreender e interpretar a sociedade como um todo. Cada turma é acompanhada por uma professora regente, a qual propicia oportunidades para o estudo da Língua Portuguesa, onde se contempla além dos conteúdos curriculares, aulas específicas de Literatura e Produção de Texto. Conta-se com o estudo da Matemática, do mundo físico e natural através das disciplinas de Ciências e Geografia e da realidade social e política na disciplina de História. Fazem parte do currículo da 1ª Fase as disciplinas de Artes, Filosofia e Ensino Religioso, sendo que os conteúdos destas são abordados de forma interdisciplinar.


São oferecidas aos estudantes aulas de Educação Física, Expressão Corporal e Inglês ministradas por professores especialistas nessas áreas.
O Sistema de avaliação dos estudantes é processual e contínua com ênfase nos aspectos qualitativos. Ao final de cada trimestre as famílias recebem os resultados obtidos neste período. Oportuniza-se nesse processo a Recuperação Paralela de estudos, tendo por finalidade primordial garantir a aprendizagem do estudante. 

 

O currículo básico do Ensino Fundamental - Anos Finais aborda valores e conteúdos significativos para que o estudante possa compreender e interpretar a sociedade como um todo. A aprendizagem se processa a partir da interação, estudante-professor-conhecimento. O professor utiliza recursos didáticos: laboratórios multidisciplinares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, socioeducativos e atividades extracurriculares. Integra modernas concepções organizacionais, com enfoque em novos paradigmas de educação, oferecendo aos estudantes melhores condições de desenvolvimento e aprendizagem. As áreas de conhecimento trabalhadas por especialistas, no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) são: Língua Portuguesa, Oficina de Redação e Literatura, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia e Língua Estrangeira Moderna - Inglês. A carga horária diária é de 4h30min, divididas em 5 horas-aula de 50 minutos. A avaliação se dá por meio formal, contextualizada prevista em Cronograma Trimestral, bem como a utilização de diversos instrumentos caracterizando a avaliação processual. A realização de provões, agrupados de duas a duas disciplinas, enfatiza conteúdo relevante trabalhado no trimestre e visam avaliar objetivos atingidos, o que possibilita ao Professor e a Equipe Pedagógica, parâmetros para avaliar o processo ensino aprendizagem apresentado no PPP do Colégio. As médias obtidas, com a aplicação dos diferentes instrumentos, são repassadas aos estudantes trimestralmente. A Recuperação Paralela de estudos se dá de forma contínua em sala de aula. A Recuperação Final será realizada após o 3º Trimestre para os estudantes cuja soma anual seja inferior a 180 (cento e oitenta pontos). O atendimento aos estudantes, pais e/ou responsáveis é feito pela Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica, de acordo com a necessidade por meio de agendamento, de forma personalizada, acompanhando o estudante na sua vida escolar, no seu desenvolvimento físico, intelectivo, social, moral e espiritual.