Estudantes Vicentinas Premiadas em Concurso Nacional de Astronomia

A+ A A-

Categorias

A estudante Mariana Karoline Kurovski dos Santos ficou com o 2° lugar na categoria Ensino Médio e a estudante Carolina Bunick Meissner ficou também com o 2°lugar na categoria Ensino Fundamental do Concurso de Astronomia para Estudantes - Telescópio SOAR - 2017. 

As 136 propostas enviadas de todo o Brasil passaram por três criteriosas etapas de seleção até a escolha das 6 propostas vencedoras, que foram então classificadas pela comissão julgadora.

No concurso os estudantes deveriam escolher um objeto astronômico à partir de características estéticas e científicas além de elaborar um texto que justificasse a escolha do mesmo para que este fosse fotografado pelo telescópio SOAR.

Na proposta apresentada pela estudante Mariana dos Santos (2EMA) ela escolhe um par de galáxias em colisão localizadas a 62 milhões de anos-luz de distância conhecidas como Galaxias Antennae (NGC4038 e NGC4039). A estudante Carolina B. Meissner (9EFB) propôs a nebulosa M42 (NGC 1976) na constelação de Órion. 

O telescópio SOAR (Southern Astrophysical Research Telescope) tem abertura de 4,2 metros, projetado para produzir  imagens de qualidade melhor que as de qualquer outro observatório do mundo em sua categoria. Foi financiado por um consórcio com os seguintes parceiros: Brasil (representado pelo CNPq), o National Optical Astronomy Observatory (NOAO), a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Universidade Estadual de Michigan (MSU). Está situado em Cerro Pachón, uma montanha dos Andes Chilenos com altitude de 2.700 metros acima do nível do mar. 

http://lnapadrao.lna.br/observatorios/soar/concurso-de-astronomia-2017/texto-vencedores-2017

Prof. Denilso (Clube de Ciências)

Galeria