Fale Conosco

O Ensino Médio é fase da vida escolar onde se conclui a educação básica, e um período onde são feitas escolhas e tomada de decisões importantes para a vida futura. Envolve o exercício do autoconhecimento e da capacidade de perceber-se, para valorizar as aprendizagens e tornar-se protagonista do seu projeto de vida. Em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular, promovemos atividades e vivências que aproximam o estudante das informações do mundo, trazendo real significado às aprendizagens e estabelecendo laços com a educação profissional.

Alinhar teoria e prática por meio de metodologias ativas e desenvolver competências e habilidades de como trabalhar em equipe, comunicar-se, ser criativo, lidar com desafios, explorar a criatividade, desenvolver o pensamento crítico e ter a capacidade de resolução de problemas, fazem parte do cotidiano do estudante vicentino, futuro profissional no mundo do trabalho.

Diretrizes do Ensino Médio

As áreas trabalhadas no Ensino Médio são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, divididas pelos Componentes Curriculares: Língua Portuguesa, Literatura, Línguas Estrangeiras Modernas: Inglês e Espanhol, Matemática, Física, Química, Informática, História, Geografia, Biologia, Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Educação Física e Arte. A carga horária do Ensino Médio é de 34 horas semanais, sendo 6 aulas de 50 minutos, de segunda-feira à sexta-feira terça-feira no conraturno com 4h/aulas de 50minutos, totalizando uma carga horária semanal de 34 horas aulas. A avaliação se dá por meio formal, contextualizada prevista em Cronograma Trimestral, bem como a utilização de diversos instrumentos, caracterizando a avaliação processual. A realização de simulados, com formatação universitária, divididos em dois Grupos de disciplinas A e B, com conteúdo relevante ao trimestre trabalhado, visa avaliar quais os objetivos alcançados e possibilita ao Professor, Equipe Multidisciplinar e Pedagógica parâmetros para avaliar o processo de ensino e aprendizagem apresentado no PPPP do Colégio. A Recuperação Paralela de Estudos é realizada periodicamente e processual. O período de Exame Final final será realizada após o 3º Trimestre para os estudantes cuja soma anual seja inferior a 180 (cento e oitenta pontos). O atendimento aos estudantes, pais e/ou responsáveis é feito pela Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica, de acordo com a necessidade através de agendamento, de forma personalizada, acompanhando o estudante na sua vida escolar, no seu desenvolvimento físico, intelectivo, social, moral e espiritual.