Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Fale Conosco

O trabalho educacional com o Ensino Fundamental em nossas Instituições Educativas está voltado para o desenvolvimento do pensar, do refletir, do questionar, do analisar, do interpretar e compreender. Este processo acontece valorizando situações lúdicas de aprendizagem, oportunizando aos educandos e educandas novas relações com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos em uma atitude ativa na construção de conhecimentos, gerando uma postura cidadã de transformação para um mundo melhor, mais justo e solidário para todos e todas.

Diretrizes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais

A educação básica, da qual o Ensino Fundamental é parte integrante tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização, educação e exercício consciente da cidadania através de procedimentos, valores, normas e atitudes.
O currículo básico do Ensino Fundamental - 1ª Fase aborda valores e conteúdos significativos para que o estudante possa compreender e interpretar a sociedade como um todo. Cada turma é acompanhada por uma professora regente, a qual propicia oportunidades para o estudo da Língua Portuguesa, onde se contempla além dos conteúdos curriculares, aulas específicas de Literatura e Produção de Texto. Conta-se com o estudo da Matemática, do mundo físico e natural através das disciplinas de Ciências e Geografia e da realidade social e política na disciplina de História. Fazem parte do currículo da 1ª Fase as disciplinas de Artes, Filosofia e Ensino Religioso, sendo que os conteúdos destas são abordados de forma interdisciplinar.
São oferecidas aos estudantes aulas de Educação Física, Expressão Corporal e Inglês ministradas por professores especialistas nessas áreas.
O Sistema de avaliação dos estudantes é processual e contínua com ênfase nos aspectos qualitativos. Ao final de cada trimestre as famílias recebem os resultados obtidos neste período. Oportuniza-se nesse processo a Recuperação Paralela de estudos, tendo por finalidade primordial garantir a aprendizagem do estudante.

Voltar