Ensino Fundamental - Anos Finais

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O Ensino Fundamental – Anos Finais nas Instituições Educativas Vicentinas volta-se para o desenvolvimento do pensar, do refletir, do questionar, do analisar, do interpretar e compreender. Deve assegurar a formação de cidadãs e cidadãos aptos a participar democraticamente da vida social, e proporcionar aos educandos e educandas a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização, preparação para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania. Objetivamos, assim, gerar e acompanhar posturas de transformação para um mundo melhor, mais justo e solidário para todos e todas.

Diretrizes do Ensino Fundamental - Anos Finais

A aprendizagem se processa a partir da interação, estudante-professor-conhecimento. O professor utiliza recursos didáticos: laboratórios multidisciplinares, desenvolvimento de projetos interdisciplinares, socioeducativos e atividades extracurriculares. Integra modernas concepções organizacionais, com enfoque em novos paradigmas de educação, oferecendo aos estudantes melhores condições de desenvolvimento e aprendizagem. As áreas de conhecimento trabalhadas por especialistas, no Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) são: Língua Portuguesa, Oficina de Produção de Texto, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística, Educação Física, Ensino Religioso, Filosofia e Língua Estrangeira Moderna. A carga horária diária é de 4h30min, divididas em 5 horas-aula de 50 minutos. A avaliação se dá por meio formal, contextualizada prevista em cronograma trimestral, bem como a utilização de diversos instrumentos caracterizando a avaliação processual. A realização de provões, agrupados de duas a duas disciplinas, enfatiza conteúdo relevante trabalhado no trimestre e visam avaliar objetivos atingidos, o que possibilita ao professor e a equipe pedagógica, parâmetros para avaliar o processo ensino aprendizagem apresentado no PPP do Colégio. As médias obtidas, com a aplicação dos diferentes instrumentos, são repassadas aos estudantes trimestralmente. A recuperação paralela de estudos se dá de forma contínua em sala de aula. A recuperação final será realizada após o 3º trimestre para os estudantes cuja soma anual seja inferior a 180 (cento e oitenta pontos). O atendimento aos estudantes, pais e/ou responsáveis é feito pela Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica, de acordo com a necessidade através de agendamento, de forma personalizada, acompanhando o estudante na sua vida escolar, no seu desenvolvimento físico, intelectivo, social, moral e espiritual.

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